Projetos de Pesquisa

(De)formações em design: opressão em processos formativos do design
O projeto busca investigar, discutir e combater relações de opressão que se manifestam no processo formativo de designers. A partir da perspectiva das opressões, buscamos identificar como estas se manifestam nas múltiplas facetas da formação de designers, tais como currículos, práticas pedagógicas e institucionais, relações com clientes e usuários, etc. A partir da noção de práxis, a pesquisa também procura desenvolver teoria e prática de forma articulada como modo de intervir na realidade e transformar e o combater os processos de opressão que (de)formam designers.


Design como prática educativa
Investigar processos de Design em estratégias de ensino-aprendizagem, dentro ou fora da educação formal, explorando os usos do pensamento projetual em atividades integradoras de conhecimentos, procedimentos e afetos; que envolvam agenciamentos de necessidades e desejos dos sujeitos envolvidos; que considerem as características complexas do contexto onde ocorrem e que promovam o uso de tecnologias apropriadas, visando proporcionar um diferencial qualitativo para a comunidade envolvida.


Design de artefatos, tecnologias, ambientes e situações de ensino-aprendizagem
Explorar situações educativas que envolvam dispositivos de ensino-aprendizagem e/ou o desenvolvimento de atividades práticas, projetos ou protótipos que articulem conhecimentos de diferentes dimensões ou, ainda, recursos pedagógicos que contribuam para incrementar a qualidade da interação envolvendo o aprendizes.



Design e memória coletiva: humanidades digitais para práticas de história pública em rede aberta
A partir da compreensão do design como dispositivo que opera, junto às comunicações massivas, na conformação de discursos e subjetividades - entendendo sua práxis como tecnologia de mediação na normatização dos corpos nas sociedades em rede, o presente projeto promove investigações sobre as formas como a tecnociência, marcadamente no período demarcado pela transformação digital das práticas culturais, incide sobre regimes de visibilidade e memória coletiva.


Design na escola: Articulações e fertilizações recíprocas entre ESDI/UERJ e CAp/UERJ
O projeto propõe a identificação, implementação e divulgação de estratégias de articulação e fertilização recíproca entre espaços, objetos e saberes produzidos na ESDI e no CAp/UERJ visando à qualificação docente e também a promoção de educação básica de qualidade. Nesse sentido temos como objetivos: (1) a uma imersão de professores da ESDI no contexto do CAp/UERJ e vice-versa com vistas ao desenvolvimento de um plano de ação envolvendo agentes e espaços potenciais destas duas instituições para viabilizar as ações conjuntas identificadas; (2) implementação e registro das ações elencadas; (3) divulgação dos resultados alcançados por meio da produção de artigos, eventos e demais dispositivos adequados, dentro e fora do âmbito da UERJ, garantindo que a sinergia entre ambas instituições seja conhecida, fortalecida e duradoura. Entendemos que estas ações têm o potencial de promover a integração e o engajamento de designers, professores, técnicos e gestores da UERJ no sentido de aproximar as competências e conteúdos curriculares ao cotidiano e às linguagens/interações dos alunos contemporâneos favorecendo uma aprendizagem mais instigante para estes sujeitos. Acreditamos que deste modo contribuiremos para a construção de uma base colaborativa de boas práticas entre ESDI e CAp/UERJ e disseminando-a de forma ativa, dentro e fora da UERJ, fomentaremos uma via fértil de articulação entre o Design e a Educação.



Design na Formação de professores
Investigar o exercício do pensamento projetual e do design participativo na formação de professores (licenciaturas, pedagogias, formação continuada); Promover capacitações que provoquem a formação de professores-designers de experiências de aprendizagem; Registrar o exercício de práticas docentes que façam uso de recursos e atividades estimulantes considerando diversos perfis cognitivos e afetivos.


Design, corpo e tecnopolítica
Este projeto de pesquisa investiga as relações históricas, sociais e políticas do campo do Design enquanto dispositivo que opera na conformação de discursos de gênero e sexualidade na sociedade ocidental. Através dos estudos Queer, (Trans) Feministas e Decoloniais, e também de investigações históricas, este projeto propõe uma abordagem crítica e propositiva acerca das implicações políticas do design, enquanto tecnologia de mediação na normatização dos corpos. Neste sentido, o projeto objetiva também investigar e dar a ver práticas estético-políticas e memórias gráficas que conformam redes contra-normativas de resistência a apagamentos frente aos regimes de visibilidade dominantes em espacialidade e temporalidade definidas como o Brasil - e América Latina a partir da segunda metade do século XX.


Formação em Design
Investigar práticas pedagógicas, metodologias de ensino-aprendizagem, propostas curriculares e aspectos históricos da formação especializada em Design. Estudar artefatos didáticos, linguagens, tecnologias, discursos e espaços de aprendizagem desta formação; Analisar possíveis interações socioculturais e pedagógicas da formação especializada e não-especializada (formal e não-formal) envolvidas neste segmento.



Memórias da educação em design na Esdi
O presente projeto pretende levantar, documentar, arquivar e divulgar parte das práticas pedagógicas da Esdi, Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. O projeto parte da importância e pioneirismo da escola desde 1963 e suas contribuições para o ensino de design no Brasil como, por exemplo, sua influência no estabelecimento do currículo mínimo para os cursos de design. Apesar de seu protagonismo, ainda existe pouco material disponível para consulta sobre o ensino e as práticas pedagógicas da escola e boa parte do que se sabe é preservado por relatos orais e mediante pessoas ligadas à escola, sejam ex-alunos e professores. Há também arquivos e acervos tanto na escola como particulares ainda a serem identificados que documentam os trabalhos e exercícios feitos por alunos e ministrados por professores e que podem contribuir para um maior entendimento das maneiras como se dava o ensino do design. No que tange às relações entre design e educação, as publicações existentes privilegiam o relato histórico e a questão curricular, mas fornecem pouco material para uma investigação sobre as práticas pedagógicas. Nesse sentido, o projeto visa a identificar e resgatar as práticas a partir de consultas, entrevistas e registro dos materiais produzidos de modo a produzir e disponibilizar um acervo para futuras pesquisas.


Sistematização e divulgação da produção científica e inovação em design na ESDI/UERJ por meio de plataforma de conhecimento aberto
Projeto de Iniciação Tecnológica que visa sistematizar e divulgar a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Design em redes de acesso aberto. Financiado pela FAPERJ. julho 2024 - julho 2025


Tecnicidades e sensibilidades no ensino em design
Partindo de um cenário no qual a mediação tecnológica se constitui e se condensa como forma estrutural de relações de uma sociedade da informação, esta pesquisa encaminha novos olhares para práticas no campo do ensino em design. Este estudo se debruça sobre a maneira como percepções e sensibilidades no tocante ao uso de tecnologias digitais são de alguma forma representativas no contexto do curso de design da Esdi. As iniciativas institucionais e particulares quanto ao acesso e uso de tecnologia digital na Esdi parecem estar circunscritas a todo um universo de possibilidades e valores. O objeto de pesquisa é conhecer as práticas e reflexões que se dão no entorno de tecnologias digitais de informação e comunicação no âmbito de um curso de design de uma universidade pública, a Esdi, entendendo que este uso é vetor de produção de subjetividades no ensino do Design.
